quinta-feira, 30 de outubro de 2014

Sola scriptura, Sola fide, Sola gratia, Solo Christo, Soli Deo gloria

Os termos acima significam: somente pelas Escrituras, só pela Fé, só pela Graça, só por Cristo, e toda a glória a Deus! São os 5 pontos principais da teologia protestante. E hoje, comemora-se o momento em que Lutero rompeu com um sistema religioso baseado na exploração e ignorância. Um rompimento que precisa ser celebrado e imitado continuamente, em busca da verdade do evangelho. Disse Lutero, comentando Gálatas 3:13 apud Anthony A. Hoekema:
"Nosso mui misericordioso Pai, vendo-nos oprimidos e sobrecarregados e presos sob a maldição da lei, e que jamais poderíamos ser libertos dela pelo nosso próprio poder, enviou seu Filho ao mundo e lançou sobre ele todos os pecados de todos os homens - isto é, seja Pedro, o negador; seja Paulo, o perseguidor; o blasfemo e opressor cruel; seja Davi, o adúltero; seja o pecador que comeu do fruto proibido no Paraíso; seja o ladrão que foi crucificado ao lado de Jesus; e seja qualquer pessoa que tenha cometido o pecado de todo homem -, ele pagou e expiou por eles"
O comentário de Lutero está totalmente em acordo ao que o apóstolo Paulo diz em Efésios 2:8,9:
"Porque pela graça sois salvos, mediante a fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus;não de obras, para que ninguém se glorie."
Os textos falam de uma fé viva, que se vê em obras: em mudança de comportamento que busque a santidade, a Verdade e o Amor. Como se lê também em Tiago 2:14-17:
"Que proveito há, meus irmãos se alguém disser que tem fé e não tiver obras? Porventura essa fé pode salvá-lo? Se um irmão ou uma irmã estiverem nus e tiverem falta do alimento diário, e algum de vós lhes disser: Ide em paz, aquentai-vos e fartai-vos, sem, contudo, lhes dar o necessário para o corpo, que proveito há nisso? Assim também a fé, se não tiver obras, é morta em si mesma."
Paulo e Tiago concordam entre si, mas cada um fala num contexto diferente. O primeiro quer defender que não somos salvos pelo que fazemos, mas pela graça de Deus que opera em nós. Já Tiago quer falar que se alguém possui a fé que salva (fé salvífica) será evidente em frutos que brotarão de sua fé, de sua confiança em Deus. Qualquer ato nosso não pode nos salvar, mas pode evidenciar a fé que temos em Cristo, a confiança de que podemos dedicar nossa vida a Ele, pois assim como Ele ressuscitou, estaremos também com Ele. A confiança em Cristo e em sua ressurreição nos motiva a dedicar-nos integralmente à Vontade de Deus (sem reservas, sem temor).
"Então disse Jesus aos seus discípulos: Se alguém quer vir após mim, negue-se a si mesmo, tome a sua cruz, e siga-me;" (Mateus 16:24)
Caro leitor, não importa o seu pecado passado, deixe seus pecados no passado, arrependa-se, negando-se a si mesmo (negando suas vontades) e entregue-se Aquele que está aguardando de braços abertos. Comemore este dia como um rompimento com suas obras religiosas. Busque a fé que salva e que fará brotar em você novas obras, novos frutos dignos de arrependimento e de santidade, conforme a imagem de Jesus Cristo, conforme a vontade dEle para sua vida. Viva de fato como quem crê.
"Sola scriptura, Sola fide, Sola gratia, Solo Christo, Soli Deo gloria"

Nenhum comentário: