sexta-feira, 18 de abril de 2014

Por que Jesus Cristo é chamado de "Nossa Páscoa"?

"Em 1 Coríntios 5:7, aprendemos que 'Cristo, nossa páscoa, foi sacrificado por nós'. Qual a ligação específica entre a Páscoa e o sacrifício de Jesus Cristo? O que é a Páscoa?"

A Páscoa foi instituída em Êxodo 12, na Bíblia. quando a nação israelita era escrava no Egito, alguns eventos forçaram o Faraó a libertá-los da escravidão.
Através de Moisés e Arão, Deus ordenou a Israel que preparasse um cordeiro para cada casa. Antes da meia-noite, os israelitas deveriam matar o cordeiro e colocar parte do seu sangue sobre os umbrais das portas. Cada cordeiro deveria ser comido pelas famílias que o ofereceram naquela noite.
"Porque naquela noite passarei pela terra do Egito, e ferirei todos os primogênitos na terra do Egito, tanto dos homens como dos animais; e sobre todos os deuses do Egito executarei juízos; eu sou o Senhor. Mas o sangue vos será por sinal nas casas em que estiverdes: vendo eu o sangue, passarei por cima de vós, e não haverá entre vós praga para vos destruir, quando eu ferir a terra do Egito. E este dia vos será por memorial, e celebrá-lo-eis por festa ao Senhor; através das vossas gerações o celebrareis por estatuto perpétuo." (Ex 12:12-14)
Nos EUA, a Páscoa é conhecida como "Passover" porque "vendo eu o sangue, passarei por cima de vós, e não haverá entre vós praga para vos destruir." ("When I see the blood, I will pass over you; and the plague shall not be on you to destroy you" (Ex 12:13b).


A própria Bíblia nos ajuda a entender este significado:
"(...) e andai em amor, como Cristo também nos amou, e se entregou a si mesmo por nós, como oferta e sacrifício a Deus, em cheiro suave." (Efésios 5:2)
"(...) doutra forma, seria necessário que ele padecesse muitas vezes desde a fundação do mundo; agora, porém, na consumação dos séculos, uma vez se manifestou, para aniquilar o pecado pelo sacrifício de si mesmo.(...) mas este, havendo oferecido um único sacrifício pelos pecados, assentou-se para sempre à direita de Deus" (Hebreus 9:26; 10:12)
Neste dia, desejo que cada pessoa reflita sobre a Páscoa, onde Cristo foi o "Cordeiro de Deus" sacrificado pelos pecados daqueles que Ele ama, pois Ele é "o cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo". Leia a Bíblia, e peça que Deus revele a você, de maneira pessoal, qual o significado desta data para a sua vida. Cada pessoa precisa responder à pergunta: "Quem é Jesus?".

E-book gratuito para download: http://www.ucg.org/booklet/gods-holy-day-plan-promise-hope-all-mankind/

Fonte (original): Good News Magazine, March/April 2012

Nenhum comentário: