domingo, 7 de fevereiro de 2010

Dando início às interpretações bíblicas - alguns pontos

1- O cristianismo veio do judaísmo. Jesus, o Cristo, era judeu. Logo, os livros do AT, contém o conjunto de livros judaicos do pentateuco entre outros. Na reforma (protestante), alguns livros do AT ficaram de fora oficialmente por não existirem no mesmo conjunto judaico, conforme citado no post anterior. 

"Vós adorais o que não conheceis; nós adoramos o que conhecemos; porque a salvação vem dos judeus. (...) A mulher disse-lhe: Eu sei que o Messias (que se chama o Cristo) vem; quando ele vier, nos anunciará tudo. Jesus disse-lhe: Eu o sou, eu que falo contigo." João 4:22,25-26

"E muitos mais creram nele, por causa da sua palavra" João 4:41

"Examinais as Escrituras, porque vós cuidais ter nelas a vida eterna, e são elas que de mim testificam" João 5:39

"Porque, se vós crêsseis em Moisés, creríeis em mim; porque de mim escreveu ele." João 5:46

2- No NT, existe mais claramente as figuras do Deus-Pai, Deus-Filho e do Espírito Santo. A 3ª pessoa da Trindade (Espírito Santo) é o autor da Bíblia, onde os autores humanos foram instrumentos. Não aparece na Bíblia o termo "trindade", porém é manifesto na Bíblia a atuação dela. (Este tópico rende outros tópicos e é de importante estudo!)

3- A Bíblia é divinamente inspirada e não é de particular interpretação, isto é, não se pode usar apenas um trecho bíblico para justificar o surgimento de nova doutrina.
    "Sabendo primeiramente isto: que nenhuma profecia da Escritura é de particular interpretação" 2 Pedro 1:20

    "Toda a Escritura é divinamente inspirada, e proveitosa para ensinar, para redargüir, para corrigir, para instruir em justiça; Para que o homem de Deus seja perfeito, e perfeitamente instruído para toda a boa obra." 2 Tm 3:16-17

    4- A Bíblia só é entendida corretamente se o próprio Deus permite tal, através do próprio Espírito Santo, possuidor de sabedoria. Ela se auto-interpreta. De fato, os itens 1, 2, 3 e até mesmo o 4 estão contidos na própria Bíblia. Alguns livros mesmo escritos em épocas diferentes e por autores diferentes só podem ser entendidos corretamente se o leitor tiver conhecimento de toda a Bíblia (ex.: visões de Daniel e do apóstolo João).

      Nenhum comentário: