"Vós adorais o que não conheceis; nós adoramos o que conhecemos; porque a salvação vem dos judeus. (...) A mulher disse-lhe: Eu sei que o Messias (que se chama o Cristo) vem; quando ele vier, nos anunciará tudo. Jesus disse-lhe: Eu o sou, eu que falo contigo." João 4:22,25-26
"E muitos mais creram nele, por causa da sua palavra" João 4:41
"Examinais as Escrituras, porque vós cuidais ter nelas a vida eterna, e são elas que de mim testificam" João 5:39
"Porque, se vós crêsseis em Moisés, creríeis em mim; porque de mim escreveu ele." João 5:46
2- No NT, existe mais claramente as figuras do Deus-Pai, Deus-Filho e do Espírito Santo. A 3ª pessoa da Trindade (Espírito Santo) é o autor da Bíblia, onde os autores humanos foram instrumentos. Não aparece na Bíblia o termo "trindade", porém é manifesto na Bíblia a atuação dela. (Este tópico rende outros tópicos e é de importante estudo!)
3- A Bíblia é divinamente inspirada e não é de particular interpretação, isto é, não se pode usar apenas um trecho bíblico para justificar o surgimento de nova doutrina.
"Toda a Escritura é divinamente inspirada, e proveitosa para ensinar, para redargüir, para corrigir, para instruir em justiça; Para que o homem de Deus seja perfeito, e perfeitamente instruído para toda a boa obra." 2 Tm 3:16-17
4- A Bíblia só é entendida corretamente se o próprio Deus permite tal, através do próprio Espírito Santo, possuidor de sabedoria. Ela se auto-interpreta. De fato, os itens 1, 2, 3 e até mesmo o 4 estão contidos na própria Bíblia. Alguns livros mesmo escritos em épocas diferentes e por autores diferentes só podem ser entendidos corretamente se o leitor tiver conhecimento de toda a Bíblia (ex.: visões de Daniel e do apóstolo João).
Nenhum comentário:
Postar um comentário