domingo, 12 de outubro de 2008

Dando início às interpretações bíblicas

Abaixo, algumas informações sobre interpretação bíblica que seguem uma linha cristã reformada (Reforma Protestante). Comentários são bem-vindos para o aperfeiçoamento do aprendizado:

Primeiro, alguns pontos para entendimento inicial:

  1. A Bíblia Sagrada é um conjunto de livros escritos por diferentes autores. Ela retrata desde acontecimentos históricos até poesias e profecias que representam até 30% do total. Por vezes, há uma mistura de estilos a depender do livro e do autor. Cada livro apresenta um ou mais autores com biografias conhecidas. Seus livros não se contradizem, mas se complementam e se auto-referenciam direta ou indiretamente.
  2. A Bíblia trata da obra da criação, dos relacionamentos do homem com Deus e com seus semelhantes, e principalmente, da Glória de Deus. O principal tema da Bíblia é Jesus Cristo. Ela não discute a existência de Deus. Nela, a existência de Deus é evidenciada na maneira como Ele foi se revelando ao homem e reconstruindo gradativamente o relacionamento entre ambos, outrora perdido.
  3. Quão fácil é romper um relacionamento e como é difícil reconstruí-lo. A Bíblia demonstra o Criador em busca de sua criação errante.
  4. A Bíblia é formada de dois conjuntos de livros importantes:
    1. O Antigo Testamento(AT): vai do início da criação, passando por leis divinas para o homem atingir um "estado aceitável" a Deus, a escolha de um povo seu, "Israel" em hebraico. A leis apresentadas são teologicamente categorizadas como morais e cerimoniais. Parte das promessas de Deus ao seu povo são aparentemente terrenas e com pouco aprofundamento nas questões espirituais. Demonstra de maneira crua a falibilidade do povo em seguir a Deus e a promessa(+ de 30 profecias) de um Salvador para resgatar o povo de um estado irrecuperável. De maneira geral, o AT é a preparação do povo para a vinda deste Messias.
    2. O Novo Testamento(NT): parte dos relatos do Messias, o Cristo (ungido em hebraico) e seus ensinamentos. Vai desde o nascimento de Jesus, ressurreição, nascimento da igreja cristã (do judaísmo) até profecias futuras e o dia do julgamento final deste mundo. No conteúdo, existe uma ampliação do conceito de vida após a morte e os ensinamentos trazem implicações espirituais. Alguns trechos atualizam profecias do AT como se fossem novas e permitem também nova visão dos mesmos livros do AT perante uma ótica cristã. Neste aspecto, até as leis são levadas à perfeição por Cristo, aprofundando-as em aplicação e significado, sendo resumidas, pelas palavras de Cristo, em dois únicos mandamentos.
  5. Diferentes versões: A versão protestante se difere da católica por apresentar somente os livros do Antigo Testamento que fazem parte do kanôn judáico (isto é, que tem reconhecimento do judaísmo) e seguem a mesma definição de livros do NT dada segundo o Concílio de Cartago III (397 d.C), incluíndo o livro de Tiago que ainda não tinha sido oficialmente incorporado desde o Concílio de Nicéia (325 d.C). Os 6 livros do AT que estão incluídos na Bíblia católica são identificados como deuterocanônicos (pelos católicos) e de apócrifos (pelos protestantes).
  6. Os critérios que levaram cada livro a ser identificado como inspirado e fazer parte da Bíblia Sagrada foram:
    1. Testemunho do Espírito Santo: inegavelmente o principal critério. Os autores dos livros são homens dotados de razão e guiados pelo Espírito Santo para transmitir as mensagens da forma que foram escritas. A inspiração abrange o conteúdo e também as palavras usadas.
    2. Reconhecimento e aceitação eclesiástica: No caso do AT, o livro já deveria fazer parte do kanôn judáico. Logo, o livro não deveria ter dúvidas quanto a sua autenticidade nem por autor, época em que foi escrito ou critério de inspiração divina.
    3. Origem apostólica: A autoria deveria ser dos apóstolos ou pessoas diretamente ligadas à eles.
    4. Analogia da Escritura: o livro deveria estar em harmonia com a doutrina já revelada diretamente aos apóstolos e repassada oralmente.
    5. Ter efeito espiritual: o texto deveria transformar vidas.
  7. Entender a Bíblia sem os dois conjuntos de livros é impossível. Com a revelação completa do NT, verifica-se ensinamentos espirituais ricos e escondidos nas escrituras do AT. Em alguns casos, textos "poéticos" ganham interpretação profética como é o caso do livro de Cânticos dos Cânticos de Salomão. Por isso, é muito importante a sua leitura completa, meditando e orando.

Nenhum comentário: