terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

Como orar?

 

Você já pensou em perguntar a Jesus sobre esta questão? Deus sabe o que você vai perguntar antes de você pensar, por isto existem estes trechos na Bíblia...
"Estava Jesus em certo lugar orando e, quando acabou, disse-lhe um dos seus discípulos: Senhor, ensina-nos a orar, como também João ensinou aos seus discípulos." Lc 11:1
"Ao que ele lhes disse: Quando orardes, dizei: Pai, santificado seja o teu nome; venha o teu reino; dá-nos cada dia o nosso pão cotidiano; e perdoa-nos os nossos pecados, pois também nós perdoamos a todo aquele que nos deve; e não nos deixes entrar em tentação, (mas livra-nos do mal.)" Lc 11:2-4

"Portanto, orai vós deste modo". Esta é uma oração-modelo que também está em Mt 6:9-14. Existem traduções antigas que finalizam com a frase "Porque teu é o reino e o poder, e a glória, para sempre, Amém." Mt 6:13b.

Em cada linha, há um ensinamento de Jesus:
  1. Ore ao Pai
  2. Santifique o nome do Pai
  3. Peça pelo Reino de Deus, e que Ele seja Rei em sua vida. Pergunte-se quem é o Rei em sua vida
  4. Não espere só o pão físico, mas também o espiritual. João 6:35 diz "Declarou-lhes Jesus. Eu sou o pão da vida; aquele que vem a mim, de modo algum terá fome, e quem crê em mim jamais terá sede."
  5. Peça o perdão, mas também perdoe. Isto é tão sério! "Porque, se perdoardes aos homens as suas ofensas, também vosso Pai celestial vos perdoará a vós; se, porém, não perdoardes aos homens, tampouco vosso Pai perdoará vossas ofensas." Mt 6:14,15
  6. Todos somos tentados, mas não podemos nos deixar cair(entrar) na tentação
  7. "Livra-nos do maligno" também está na oração que Jesus fez a todos nós em João 17:15.
Jesus ensina muitas coisas sobre a oração, mas é importante lembrar também dessas palavras dEle:

"E, orando, não useis de vãs repetições, como os gentios; porque pensam que pelo seu muito falar serão ouvidos. Não vos assemelheis, pois, a eles; porque vosso Pai sabe o que vos é necessário, antes de vós lho pedirdes." Mt 6:7,8

Jesus nos alerta sobre não usarmos de vãs repetições. A palavra no dicionário apresenta a seguinte descrição:

Vã: adj. f., vd. vão: fútil; ignorante; infrutífero; baldado; ineficaz; oco; s. m., vácuo; intervalo; espaço desocupado. loc. adv., em -: debalde; inutilmente; em falso.

Jesus não pregou uma religião, antes quebrou dogmas estabelecidos por homens(Mt 15:13) e afirmou que não devemos nem nos assemelhar aos gentios - Na Bíblia, o povo gentio é aquele que não conhece a Deus (1Ts 4:5). Não importa qual a religião ao qual uma pessoa pertence, mas, sim, se ela ainda é considerada uma "gentia" por Deus, pois ainda não O conhece.

Oração é simplesmente conversar com Deus. Não basta falar qualquer coisa sem sentido ou repetidamente com Ele, é preciso conversar com sinceridade, do fundo do coração. Dessa forma, Jesus faz uma outra oração diferente no capítulo 17 do livro de João, falando com o Pai sobre o que estava em seu próprio coração.

Os discípulos aprenderem de Jesus a oração modelo, mas a Bíblia também os mostra orando de diferentes formas, como em Atos 1:24,25, quando eles queriam uma orientação de Deus: "E orando, disseram: Tu, Senhor, que conheces os corações de todos, mostra qual destes dois tens escolhido para tomar o lugar neste ministério e apostolado, do qual Judas se desviou para ir ao seu próprio lugar."


Toda oração que for feita com fé nEle e dirigida à Ele é atendida. Inúmeras vezes, nos evangelhos bíblicos, Jesus falou "a tua fé te salvou". E completou "se me pedirdes alguma coisa em meu nome, eu a farei".

Além da oração-modelo ensinada por Jesus, existem muitas outras orações na Bíblia como a oração de Ana(1Sm 2:1). Da mesma forma, também existem passagens na Bíblia que não são orações, mas apenas citações ou saudações, como é o caso da saudação do anjo Gabriel a Maria: "Entrando, o anjo disse-lhe: Ave, cheia de graça, o Senhor é contigo" Lc 1:28. Claramente, o anjo não orava a Maria, mas apenas a saudava, dizendo que agraciada ela era, pois o Senhor era com ela.

Existem pessoas que oram apenas para si e também se esquecem dos outros. A oração modelo de Jesus também nos mostra o quanto devemos pensar em NÓS (no plural), o que eu peço a mim, devo também pedir pelo outro orando a Deus apenas pelo essencial e esquecendo o egoísmo e o que é supérfluo.

Seja qual for a sua situação, busque sempre este modelo de oração e guarde tudo o que Jesus nos ensinou (Mt 28:19,20).

 "Crede-me que eu estou no Pai, e que o Pai está em mim; crede ao menos por causa das mesmas obras. Em verdade, em verdade vos digo: Aquele que crê em mim, esse também fará as obras que eu faço, e as fará maiores do que estas; porque eu vou para o Pai; e tudo quanto pedirdes em meu nome, eu o farei, para que o Pai seja glorificado no Filho. Se me pedirdes alguma coisa em meu nome, eu a farei." João 14:11-14.
 

Nenhum comentário: