quinta-feira, 13 de maio de 2010

A Igreja fundada por Jesus

Quero com este post, expor de maneira clara e bíblica uma questão argumentada e contra-argumentada por milênios. Para mim, esta questão é muito pequena e não merece ser prolongada. Leia, abaixo, e entenderá:

  1. Em Mt 16:16-18, observe o contexto da afirmação que usa a palavra "pedra": "Respondeu-lhe Simão Pedro: Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo. Disse-lhe Jesus: Bem-aventurado és tu, Simão Barjonas, porque não foi carne e sangue que to revelou, mas meu Pai, que está nos céus. Pois também eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela".
  2. No mesmo livro, Jesus é indicado como a "pedra" (em Mt 21:44): "E quem cair sobre esta pedra será despedaçado; mas aquele sobre quem ela cair será reduzido a pó". Este mesmo texto aparece em Lc 20:18.
  3. Simão não é mais chamado de Pedro após negar Jesus (ver João 21:15-17)
  4. Atos 4:11 "Jesus é a pedra".
  5. O próprio Pedro depois reafirma quem é a pedra no texto de 1 Pe 2:1-8: Jesus é a pedra, e os que crêem nEle são como "pequenas pedras". De maneira similar, a palavra "cristão" quer dizer "pequeno Cristo".
Que o próprio Deus nos ilumine, levando-nos onde Ele quer. E estejamos firmes na rocha (Mt 7:24,25), Ele é a rocha eterna (Isaías 26:4; Rm 9:33; 1 Pe 2:8).

Um comentário:

Prof Leandro (lelê) disse...

Abel, vi seu comentário em meu blog www.colossenses2-4.blogspot.com acho que você poderia até mesmo explorar o estudo no pronome demonstrativo "esta", pois de fato refere-se a Pedro, mas que não pode ser interpretado a parte dos demais textos que vc sitou. Assim, creio que posso entender que Pedro, em determinado sentido, é a pedra. Mas os Romanos forçam a barra quando interpretam que Pedro é o Fundamento da Igreja. Procuro seguir a interpretação de que Pedro e todos demais apóstolos, tinham a missão de iniciar a evangelização, assim, eles podem ser vistos como pedras, e Pedro por ser um líder nato, seria o lider deles. Mas após a disseminação do evangelho, não podemos supor que quais quer bispos possam ser a Pedra. Creio que os apóstolos como Pedra já está no passado. E que agora, com as bases apostólicas assentadas, não podemos afirmar que Bento XVI seja comparado àquela Pedra.