Mostrando postagens com marcador Teologia. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Teologia. Mostrar todas as postagens

sábado, 9 de junho de 2018

Ser cristão... (parte 2)

A palavra "cristão" foi usada pela primeira vez na história de maneira pejorativa para indicar os imitadores de Cristo, os "pequenos cristos"...

Portanto, ao cristão que realmente busca seguir a Cristo, deve existir um esforço de entender as atitudes e os pensamentos de Jesus para buscar praticá-los (por isso a leitura da Bíblia é tão importante). Na minha meditação e estudo Bíblico (como cristão) posso dizer que o cristão:
- não deve ter ódio por seu semelhante (todos somos semelhantes);
- deve ter consciência de que é igual aos outros (como pecador também);
- entende que o pecado é a pior coisa que existe, pois é a rebeldia contra Deus (o Criador e Pai amoroso), cuja prática leva à morte (de muitas maneiras);
- não decide quem morre ou vive mas deve deixar isso nas mãos de Deus, exceto se ele estiver revestido de autoridade da lei para punir àqueles que praticam o mal e a violência;
- deve amar às pessoas, pois ele sabe que amar a Deus é semelhante ao mandamento de amar ao próximo.

Portanto um cristão não deseja jamais q alguém vá sofrer no inferno e por isso sabe da necessidade de alertar os outros sobre o pecado e sua consequência (de pregar). Portanto, para ser cristão, um seguidor de Cristo, é preciso crer que Cristo é O caminho que nos leva a Deus, que seguí-Lo é o caminho certo e correto. Assim, um cristão já não busca julgar as coisas de acordo com sua própria vontade (ou seus próprios pecados), mas busca seguir à Palavra de Deus.

A palavra "cristão", pela profecia Bíblia, será usada no fim dos tempos também de maneira pejorativa contra aqueles que pagarem o preço de buscar viver parecidos com Cristo...

segunda-feira, 21 de maio de 2012

Início do fim?

Existe um senso comum de que tudo que tem um início tem um fim. Quando se pensa no mundo em que vivemos, as pessoas frequentemente se questionam quando será o "fim deste mundo". Este é um assunto que permeia os povos e culturas em todas suas expressões, incluindo a religião. O Cristianismo, por exemplo, usa a Bíblia como fonte para conhecer o propósito revelado de Deus para o futuro, em profecias. Uma percentagem superior a 23% da Bíblia trata-se de fonte profética e muitas delas tratam do "fim" (desta era) para o mundo como o conhecemos hoje.

Todas as palavras da Bíblia foram inspiradas por Deus e elas estão lá por motivos específicos. Desta forma, Bartell, um teólogo, questionou-se sobre o motivo de Deus ter criado o mundo em 7 dias. "7" é um número usado por Deus como um símbolo dEle mesmo, de perfeição. 7 Espíritos de Deus sobre o mundo, 7 cartas e 7 igrejas, citadas no livro de Apocalipse, que quer dizer "Revelação"... A narrativa da criação se dá em 7 dias, porém todo tipo de trabalho seria feito em 6 dias e haveria 1 dia de descanso, um sábado. Bartell associou o que Pedro disse que "um dia para o Senhor é como mil anos, e mil anos como um dia" com os dias da criação e com o calendário judaico que marca o início da criação até os dias de hoje...

A teoria de Bartell nos leva ao seguinte pensamento: estamos no ano 5.773 do calendário judaico, 2012. Logo, se 1 dia equivalesse a 1.000 anos, estaríamos no "6° dia" da criação, que findaria no ano 6.000 do calendário judaico, logo faltariam 227 anos para o "fim", ou para o "dia de descanso final"... É verdade que Jesus disse aos apóstolos: "Não vos pertence saber os tempos ou as estações que o Pai estabeleceu pelo seu próprio poder" (Atos 1:7). Ele disse isto aos apóstolos. Isto valeria para todas as pessoas em todas as épocas? Isto valeria para as pessoas que vivem cada vez mais próximas deste "tempo do fim"? Deus teria registrado a data do fim com o propósito de nos acordar do coma espiritual?

O interessante é que a Bíblia comenta sobre um período de descanso universal,  um sábado de 1.000 anos, que deve ocorrer após a Segunda Vinda de Cristo (Apocalipse 20:2-7). Por isto, se a Segunda Vinda de Cristo, ocorrer em até 227 anos a partir de 2012, poderemos acompanhar várias profecias se concretizando nestes últimos anos (Lc 21, Mc 13, 1Tm 4...). Neste período que cobre até a Segunda Vinda de Cristo, os teólogos cristãos citam dois grandes eventos que devem ocorrer: o "Arrebatamento"(1) e a "Grande Tribulação"(2).
  1. ) O evento conhecido como "Arrebatamento" significa a retirada dos cristãos da Terra para uma esfera celeste, guardando-os de uma grande aflição que ocorreria neste mundo, conhecida como a "Grande Tribulação". A Terra viverá um período de falsa paz e segurança durante o governo do Anticristo, porém, após 3,5 anos deste governo, ele se voltaria contra as pessoas definitivamente, enquanto os cálices da Ira de Deus se derramariam sobre todos os rebeldes que foram "deixados para trás", pois não crerem no Amor de Deus, encarnado em Jesus, antes elas preferiram amar a si mesmas acima de Deus e do próximo. 
  2. ) A "Grande Tribulação" antecederia a Segunda Vinda de Cristo. Há um consenso de que o "Arrebatamento" ocorreria antes da "Grande Tribulação", para guardar os cristãos desta grande provação. Esta vertente chama-se "Pré-Tribulacionista" (Figura 1). Há uma outra vertente que crê que a Igreja passará pela Tribulação, mas será guardada por Jesus sobrenaturalmente. Ela é chamada de "Pós-Tribulacionista" (Figura 2). As duas vertentes podem ser esquematizadas cronologicamente nas figuras, abaixo:
Figura 1: Interpretação Pré-Tribulacionista

Figura 2: Interpretação Pós-Tribulacionista  

Estas imagens foram extraídas dos endereços, e também constam em vários livros de Teologia Sistemática, de profecias e Escatologia:
http://geracaomaranata.com.br/2011/04/arrebatamento-pre-tribulacionista/

Portanto, a teoria de Bartell parece se encaixar com toda a Bíblia, inclusive com o período de descanso universal, o sábado de 1.000 anos após a Segunda Vinda de Cristo (Apocalipse 20:2-7). A "Segunda Vinda" será um evento visível em todo o mundo, porém em ambas as vertentes (Pré e Pós-Tribulacionista), Cristo viria após alguns anos do governo do Anticristo no mundo. Caberá a cada pessoa acreditar nas profecias ou na proposta sutil do Anticristo.

Independente das teorias e correntes teológicas sobre a Escatologia (Estudo das Profecias dos Últimos Dias), temos a obrigação de nos reconciliar com Deus, enquanto temos tempo. Neste período que está terminando, cabe a cada um reconhecer que é imperfeito e pecador. Cabe a cada um reconhecer que precisa de Jesus para se orientar.

Ninguém consegue pagar o alto preço dos próprios pecados. É uma cruz muito pesada. Por isto o próprio Senhor Jesus Cristo se ofereceu por nós para carregar este "alto preço". "Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei." (Mt 11:28). Devemos ir a até Cristo. Aquele que crê será salvo. "Quem crê nele não é condenado; mas quem não crê está condenado, porquanto não crê no nome do unigênito Filho de Deus. E a condenação é esta: Que a luz veio ao mundo, e os homens amaram mais as trevas do que a luz, porque as suas obras eram más. Porque todo aquele que faz o mal odeia a luz, e não vem para a luz, para que as suas obras não sejam reprovadas." (João 3:18-20)